Treinando no Parque da Aclimação


Olá amigos.

No feriado do dia 15 de novembro de 2010, acordei inspirado.
Eram 6:00 hs da manhã e o límpido céu azul prometia um dia bonito, ensolarado.
Tomei água, comi uma banana, coloquei uma camiseta de algodão por baixo da camiseta de poliester (sabem como é quando se tem DNA avançado, rs,rs..) calcei meu tênis mizuno e…não, não esqueci de vestir meu calção não!

Peguei meu celular e fone de ouvido e já para entrar no clima desci pelas escadas, ao invés de pegar o elevador. Pois é, desci todos os 2 andares! Mas calma: fui apé até o parque da Aclimação, que, de onde moro, dá bem uns 15 minutos a pé…

Aproveitei esta caminhada para ir me aquecendo. Pois sigo as recomendações de nosso honorável mestre corredor Wilson Takeo.

Ele aprendeu que, para diminuir a probabilidade de lesão muscular, devemos fazer um pequeno aquecimento antes de iniciarmos os alongamentos que precedem uma corrida. De forma que, quando cheguei ao parque já estava apto a me alongar. E, de fato, prá alguém como eu que estava sem correr a um tempão, todo cuidado é pouco.

Depois do alongamento, ainda dei umas duas voltas com passadas mais fortes, antes de começar a trotar, e em seguida, fazer uma corrida leve. Mesmo o parque da Aclimação estando em reformas, o que impede de dar uma volta completa no mesmo, há um percurso que permite voltar sem atrapalhar o ritmo. E também como nesse horário não havia muita gente, não tive maiores problemas.

Digo isto porque, como se trata de um parque pequeno, dependendo do horário nos finais de semana, algo entre nove horas e meio-dia, o traçado em torno do lago fica bem congestionado.

Com relação às músicas que estava ouvindo, destaco “É isso aí…” de Ana Carolina e “Seu” Jorge ao vivo, e também, na caminhada de retorno prá casa, a sinfonia de Tchaikovsky Opus 45, para ir desacelerando o coração e o pensamento após o treino.

Escrevo tudo isso para relatar os benefícios de uma prática esportiva, mesmo que seja uma pequena caminhada. O que nos deixa muito bem física e emocionalmente. Principalemente no meu caso que, para quem não sabe, está grávido de uma garotinha, rs,rs..

Pois é, sei o que estão pensando: essa cara tá ferrado! Um garoto precisa apenas de uma bermuda, uma camiseta e uma bola. Já uma menina…Meu Deus, é uma infinidade de ítens…(rs,rs)

È isso mesmo meus caros: por isso estou voltando aos meus treinos, para então voltar às nossas corridas, pois como vocês mesmos já pensaram: vou mesmo precisar da prática esportiva para manter a alma serena e o corpo sarado para poder bem cuidar, além da esposa, de uma bonequinha que está por vir.

È meu desejo a algum tempo, treinar todo dia de manhã antes de ir pro trabalho, para ganhar ânimo e disposição, além de já chegar no “trampo” com o cérebro calibrado. Confesso que o difícil é começar, mas com determinação e força de vontade ( e um empurrão da cama de nossas esposas) depois que entramos no ritmo, e isto vira rotina, uma saudável rotina diga-se de passagem, praticar um esporte fica mais fácil.

Forte abraço a todos e torçam por mim.

Ah, sim, abaixo um link com um artigo muito bom sobre ansiedade e prática esportiva:

http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/Pages/atividade-fisica-e-ansiedade.aspx

Luiz Ernesto Carvalho Vieira

5 ideias sobre “Treinando no Parque da Aclimação

  1. Flavia M A D

    Vc corre em alguma equipe no parque, adoro correr mas não me sinto animada sozinha, vc conhece alguma equipe?

    Resposta
    1. wtakeo

      Flávia,

      Eu corro e pedalo sozinho. Tem muitas equipes, sim. Recomendo a Tavares, a Find, a do Adriano Bastos, etc. Estas estão no parque do Ibirapuera. Na Aclimação, não conheço.

      Abraço,

      Wilson

      Resposta
  2. cinthya vicente

    ai estou muito ansiosa pois domingo agora vou competir ai no parque boa sorte pra mim sou da equipe garra!!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s