“Benefícios da Corrida para a Saúde”


image001

Praticar exercícios físicos é sempre uma boa ideia. Mas talvez não tenha melhor ideia do que fazer com que esse exercício físico seja a corrida. Correr traz diversos benefícios à saúde e a atividade pode ser feita por qualquer pessoa, uma vez que existem diversos ritmos e modalidades de corrida.

Um dos primeiros benefícios vai de encontro com o que a maioria das pessoas (principalmente mulheres) espera: o emagrecimento. A corrida é uma atividade de alto gasto calórico, que faz com que percamos alguns quilinhos extras de forma mais rápida. Mas isso, claro, se feita com os critérios certos e frequência recomendada. E com a alimentação correta, também.

Mas não é só esse ganho de auto estima que a corrida traz de bom. Ela também serve para melhorar o condicionamento físico e dar condições de saúde para o sistema cardiorrespiratório. Ele fortalece o coração, que é um músculo, e a prática desse tipo de exercício físico ajuda a tornar esse músculo ainda mais forte. Além disso, como a corrida é um exercício de alto impacto, a força que ela faz nos músculos sobre os ossos ajuda a aumentar a densidade óssea, deixando os ossos ainda mais fortes, saudáveis e parcialmente livres de várias doenças no futuro.

Correr é também um hábito que traz muita alegria. Sim, porque ele estimula a produção do hormônio serotonina, assim como qualquer outra atividade física, e as mudanças de humor – para melhor – podem ser percebidas durante o treino e até depois do treino. E treinar sempre é muito bom, inclusive para que você possa descobrir que não há limites que seu corpo não pode alcançar. Tem gente que começa o hábito fazendo uma caminhada leve e chega a correr maratonas que jamais sonhou.

Ou seja: não há nada, absolutamente nada, de ruim em correr. A atenção especial que você tem que dar a essa prática para que ela seja 100% proveitosa é ter um treino criterioso, usar roupas apropriadas e um calçado específico para a corrida – e para o seu tipo de pisada. No mais, é só aproveitar os benefícios da corrida e buscar, sempre, ir além do resultado esperado.

 

Artigo escrito com a colaboração da Sport Hall (http://www.sporthall.com.br/).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s